A importância da concorrência

É algo comum encontrar empreendedores que se preocupam em estudar o mercado em que atuam, porém alguns infelizmente pecam por não possuírem um bom conhecimento sobre o mercado em que trabalham, e nem sobre a real situação da sua própria empresa.

Estes fatores podem ser prejudiciais na conclusão final destas análises, por isso que penso ser fundamental um grande conhecimento sobre a exata situação da empresa, assim como do segmento de atuação.

Geralmente um empreendedor que resolve fazer uma análise do mercado é porque deseja também fazer comparativos sobre a sua empresa, como é que ela se posiciona no segmento ou mercado de atuação, porém para isso é necessário ser criterioso, ter o máximo de informações sobre a própria empresa, como foi escrito anteriormente, e as demais empresas que formam o mercado.

Quando converso com empreendedores percebo que para muitos faltam informações sobre a própria empresa, e o que ouço com freqüência nas perguntas que faço são EU ACHO QUE… , empreendedores nunca podem falar EU ACHO, tem a obrigação de TER CERTEZA sobre tudo o que acontece em seu negócio, principalmente se tratando de uma empresa de pequeno ou médio porte, que em geral são totalmente dependentes de seus donos.

Mas vamos considerar que um empreendedor já conheça muito bem o seu estabelecimento, agora é hora de analisar os concorrentes, e conforme o que cada um pensa destes concorrentes a análise poderá não sair das melhores.

Inicialmente é preciso entender que concorrentes não são inimigos, nós podemos aprender com eles, e além de aprender com seus acertos também podemos aprender com seus erros.

Quando for analisar um concorrente não repare só naquilo que ele se parece com o seu negócio, faça uma análise fria, sem pressa, observe também os compradores que freqüentam cada concorrente que você visitar.

Após estas análises faça um comparativo entre a sua empresa e os seus concorrentes, desenhe uma tabela e descreva os pontos fortes e os pontos fracos de todas as empresas envolvidas nesta análise, inclusive sua empresa.

Também sugiro que você responda a estas questões:

• Sua empresa pode competir com os seus concorrentes? Se a resposta for sim, descreva por quais motivos. Se caso sua resposta for não, descreva o que fazer para concorrer com as empresas que participaram do estudo.

• O que fazer para que os clientes dos seus concorrentes comprem também na sua empresa?

• Existe espaço neste mercado para todas as empresas, incluindo a sua?

Estas questões, se respondidas de forma totalmente isenta, poderão ser muito importantes para atingir novas conquistas e metas.

Deixe uma resposta